terça-feira, 22 de maio de 2012

Vale das Borboletas

Vale das borboletas
Amanda Vieira


Sinopse: Quando Heitor se muda para Crisálida, depois de escapar de perseguições enigmáticas em São Paulo, a vida de Maria Luisa também é afetada de forma inesperada. Isa, como ela prefere ser chamada, acaba por se envolver pelo seu misterioso primo que passa a frequentar a mesma escola onde estuda. Um amor de tirar o fôlego, uma aventura impressionante, cercada pelos mistérios do desaparecimento da fortuna de um pintor de borboletas. Ele tenta protegê-la, ela coloca a sua vida em risco, uma perigosa paixão com um final que somente um detetive sagaz poderia imaginar. Isa decide então confrontar o seu perseguidor, sozinha, com o coração na garganta e um tesouro em mãos. Do alto do morro do Vale das Borboletas ninguém poderá escutar o seu grito de socorro.




Maria Luisa é uma adolescente comum, que vive com seus pais e a irmã em uma pequena cidade de interior de Minas Gerais chamada Crisálida. Sua vida começa a mudar quando seu primo Heitor, que não vê desde a infância; ocasião da morte de sua querida avó, muda-se com seu tio Luiz para a cidade. Ela se vê envolvida em uma trama de romance e mistérios.

Heitor é um jovem que vive em São Paulo e após alguns ataques e invasões a sua casa, aceita a se mudar com o pai para Crisálida. Em um primeiro momento, ele não deseja viver no interior, mas tendo em vista o risco que corre, muda-se às pressas para a pacata cidade. E lá, contra tudo o que esperava, tem uma grata e encantador surpresa... A prima Isa não é mais aquela garotinha. Agora é quase uma mulher encantadora, altiva e que gosta de desafiá-lo.

O encontro de Heiro e Isa, como gosta de ser chamada, ocorre de forma ocasional. Ela não sabe que ele é seu primo, quando se vêem em uma livraria e depois ele a socorre de um pequeno acidente. Logo sente uma estranha atração por aquele estranho, e atrevido; Heitor, por sua vez, sabendo que se trata de sua prima, trata de manter o mistério e brincar um pouco com ela, deixando-a brava com aquilo.

A relação dos dois não é muito amistosa. Heitor tem o dom de irritar Isa e gosta disso. Ele parece estar sempre jogando com ela, instigando-a, desafiando para que chegue ao limite. Porém agora os dois não são mais duas crianças, como antes. Assim a atração entre eles é inevitável, ficando clara que existe mais do que uma relação de primos que vivem brigando, após o primeiro beijo que ocorre sem nenhum dos dois esperarem.

Na escola, Heitor é uma grande novidade e as meninas correm atrás dele, lutando por sua atenção. Isso deixa Isa muito brava e ciumenta, o que coloca em cheque os sentimentos que tem pelo primo. Em determinada ocasião, Isa, suas amigas Cintia e Gabi, e a irmãzinha Sophia armam um plano para descobrir se ele tem namorada, porque a dúvida está acabando com seus nervos. Só que isso a coloca em um grande perigo, pois as pessoas que caçavam o primo em São Paulo estão vigiando os dois e armam uma armadilha para capturá-los.

Em meio ao perigo, os dois aceitam que existem muito mais do que uma relação entre primos implicantes e se entregam a paixão. Mas os segredos que não sabiam, colocam essa relação em risco e agora, mais do que nunca, Heitor precisa proteger Isa desses bandidos que estão atrás de algo, que nem ele entende direito.

Bem gente, acho que falei um pouco mais do que deveria da relação de Heitor e Isa. Agora quero falar da minha opinião sobre ele. Para mim, como humilde leitora e adoradora de romances, Vale das borboletas foi uma grata surpresa. Eu já tinha lido algo sobre o livro, na ocasião em que preparamos a entrevista, mas nem de longe poderia supor que era tão bom.  Sabe “aquele livro”? “Aquele” que te faz ler como louca um dia inteiro? Esse se chama Vale das borboletas.

Imaginem, dois jovens que vivem batendo de frente e brigando. Pois é... Heitor tira Isa completamente do sério. Ele é inteligente, sarcásticos, sabe como instigar a curiosidade dela e deixá-la completamente furiosa. Isa é toda dona de si, mas diante de Heitor perde totalmente o rumo em algumas situações. Em alguns momentos, ela entra em conflito por causa dos sentimentos. E Heitor recua, deixando-a furiosa.

O bom do livro é que a autora divide em dois pontos de vista. Cada capítulo você tem a narração de um deles, e assim, consegue compreender exatamente o que estão sentindo e o que se passar realmente. Se não fosse isso, teria vontade de matar Heitor (brincadeira).

Além da coisa do romance, existe todo um mistério envolvendo Heitor e o Vale das Borboletas.  Na metade do livro eu achei que a coisa toda estava óbvia, mas ai quando começaram a acontecer, quase surtei. Sabe quando a adrenalina corre nas veias, você fica nervosa e começa a se desesperar, roendo as unhas? Foi assim que fiquei. Parte da estória pode até ser óbvia, mas a forma como a autora desenrolou tudo foi surpreendente... Apesar de quase me matar do coração.

Amanda também soube fazer uma ótima narrativa sobre o vale, e a beleza da natureza, causando um encantamento a mim. Acho que deve ter sido um grande desafio esse tipo de narrativa. Foi muito bem construída, detalhada e me fez interagir com a cena. É claro que em alguns momentos encontrei incoerências... Isso é verdade. Mas gostei tanto do livro que passei por todas elas. Isso não prejudicou em nada a minha percepção da obra.

Resumindo tudo, o livro é fantástico e não se trata apenas de um romance adolescente. Além dos mistérios e de todas essas coisas “loucas” que acontecem, temos personagens cativantes e bem construídos. Gostei muito dos pais de Isa, Clarissa e Thiago, da sua irmãzinha Sophia, do tio Luiz; pai de Heitor, e também das amigas Cintia e Gabi. É claro que existem outras personagens secundárias na trama, mas acho que esses foram os que mais cativaram. Queria muito falar sobre eles, é claro, só que estragaria toda a surpresa de vocês.

O que posso dizer, afirmar e recomendar, com toda garantia, que  Vale das Borboletas  é “o romance”  que deixa o leitor ávido por mais e quando termina... O leitor faz biquinho porque acabou. Para ele eu dou cinco estrelinhas. Se pudesse, daria seis.

Espero que gostem!

Bjs no core.

0 comentários:

Postar um comentário