domingo, 10 de novembro de 2013

Resenha publicada em Livros do Ademilson

Luz da minha vida - Glaucia Santos

Filha de um famoso maestro falecido, Anna Maria Smith é uma violinista que viveu 19 anos na escuridão. Aos cinco anos sofreu um acidente e perdeu a visão. Por toda a vida foi protegida pelos pais e sofreu com o preconceito das pessoas, mas tudo se transforma quando se muda para Nova Iorque, para trabalhar em uma das filarmônicas mais famosas do mundo. Lá, Anna conhece o inglês Richard, um médico lindo, carinhoso e apaixonado. A partir desse amor, ela verá o mundo com outros olhos e também sofrerá com os perigos que essa cidade lhe oferecerá.



Resenha: Primeiramente, agradeço à autora por ter confiado no blog para resenhar seu livro, que é realmente bom. Admiro a coragem que ela teve por ter lançado um livro independente, sei que essa carreira é muito difícil. Entretanto, devo salientar que a qualidade gráfica está excelente, muito mesmo! Desde diagramação até revisão, percebi todo o cuidado que tiveram durante a produção do livro. A começar pelos personagens, aqui eu destaco dois, além dos protagonistas: a mãe de Anna, Eva, é muito bem construída, de cara a minha personagem predileta, odiável a tal ponto de fazer o leitor querer lhe dar uns belos tapas na cara. Entretanto, é essa falta de qualidades dela que me espantou, tornou-a crível para o drama apresentado; a mãe, embora sutilmente, excluindo a própria filha por esta ser cega. 

E, claro, aqui não poderia faltar Zefa, sempre com um comentário divertido e pertinente para a cena, me fez rir muito toda vez que ela aparecia. É o tipo de personagem que fala exatamente o que o leitor queria dizer para os envolvidos da trama. No entanto, Glaucia explorou as várias facetas dela, desde o cômico até o drama puro, portanto gostei muito dessa versatilidade trabalhada. Anna é o tipo de pessoa que detesta ser vista só por sua deficiência, porém ela se contradiz em vários trechos do livro; diz que gosta de ser independente, que detesta que os outros façam coisas por ela, mas é só ver o perfeito Richard que desaba em amor. Este foi o grande defeito do livro para mim: o excesso de perfeição no romance. O galã reúne todas as qualidades necessárias para fazer uma mulher feliz, tal coisa que me incomodou bastante; Ele sempre tão cavalheiro, educado, bem vestido... Sem defeitos, entendem? Não gosto de coisas assim. 


A narrativa de Glaucia é muito sensível, apesar de ser um romance com cenas eróticas, ela foi muito sutil e feliz ao mostrar tal coisa, pois nos mostra que Anna, apesar de tudo, vive como qualquer outra pessoa, tem suas limitações, é claro, mas não quer dizer que ela seja diferente, quase como um monstro de sete cabeças. Aliás, o encontro dos mocinhos apaixonados foi a melhor parte do livro - eu jamais esperaria que eles tivessem um encontro daqueles! Ponto para a autora! A história carrega fortes emoções, gostei de todos os dramas apresentados e o final é satisfatório. Devo chamar a atenção para o fato de que a trama foi bem elaborada: tudo se encaixa perfeitamente no final. Luz da minha vida ainda tem outro paralelo, a parte policial, deveras interessante, contribui e muito para o desfecho e é surpreendente! Amei a resolução que foi dada, realmente me fez ficar preso ao livro, roendo as unhas para saber o que aconteceria.


Para finalizar, eu soube que Glaucia está planejando a continuação desta história, não sei se é isso mesmo ou um livro só para Zefa - devo imaginar a gostosa confusão que isso vai dar! Este é um livro delicado, com uma história forte e bem trabalhada... Nos mostra que, às vezes, a luz que todos nós buscamos pode estar em nós mesmos. Livro recomendado!


MARAVILHOSO!

Site da autora: http://cantinhoglaucia.blogspot.com.br/
Booktrailer:

0 comentários:

Postar um comentário