terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Resenha de Luz da minha vida no Giro livro

Autora: Gláucia Santos
Editora: Independente
Comprar: E-book: Amazon / Impresso: Cantinho da Gláucia
Classificação:

Ela sempre fora forte e, por ser cega, achava que demonstrar fraqueza faria com que as pessoas sentissem pena, que não queria de ninguém, muito pelo contrário. Aos 24 anos, sua limitação a tornou mais corajosa e determinada e, por mais que seus pais tenham feito de tudo para protegê-la, o que sempre quis foi ser livre e dona do seu próprio destino. Era por isso que estava indo embora. Queria provar que era capaz de seguir um novo rumo, recomeçar em uma nova cidade, fazer amigos e parte de algo maior [...].

Vasculhando o site da Amazon, encontrei um livro que chamou minha atenção: Luz da Minha Vida, deGláucia Santos. A autora faz parte de um grupo do facebook do qual nós também participamos, Blogueiros e Autores Unidos, e eu já tinha visto alguns posts de divulgação do livro por lá. Curiosa, comprei o e-book e comecei a conversar com a Gláucia, que é um doce de pessoa e escreveu um livro lindo e envolvente!

A trama está centrada em Anna Maria Smith, uma jovem e talentosa musicista que precisou de muita garra e determinação para vencer os obstáculos que apareceram em sua vida. O maior deles foi ter ficado cega, aos cinco anos de idade, quando caiu de um tobogã, em um parque aquático. O pior de ter que enfrentar a deficiência visual nem foi a escuridão em si, mas o preconceito de que passou a ser vítima, inclusive dentro de casa. 

Filha de um grande (e já falecido) maestro e de uma socialite, Anna Maria foi pressionada pelo pai a demonstrar não apenas talento, mas perfeição ao tocar piano, instrumento que não se tornou seu favorito, visto que, quando adulta, preferiu investir no violino. Seu pai era intolerante, menosprezava seus esforços, sempre achava que ela não tinha sido boa o bastante e, assim como a mãe, não tinha papas na língua para falar da cegueira da filha. Eva, a mãe de Anna Maria, era ainda pior: tinha vergonha da filha "defeituosa", que tentava esconder da nata da sociedade paulista, tornando-se, não raras vezes, omissa e cruel com a garota.

Como alento, Anna Maria tinha Zefa, que, mais que uma empregada, tornou-se uma verdadeira mãe para essa jovem, acompanhando-a em suas muitas viagens pelo mundo, apoiando-a nas horas difíceis, incentivando-a a lutar por seus objetivos, entre outras demonstrações de afeto. E o maior desses objetivos era tornar-se uma grande musicista, conforme seu pai desejava.

Assim, Anna Maria consegue uma disputadíssima vaga numa filarmônica de Nova York, para onde se muda na companhia de Zefa e de Dinho, seu cão-guia. Lá, ainda precisa conviver com mais preconceito, já que as pessoas acreditavam que ela não havia conseguido a vaga por competência, mas por seu pai ter sido amigo do maestro Derrier, que regia a filarmônica.


- Algumas pessoas maledicentes disseram que só consegui a vaga por causa do meu pai, já que eles foram amigos e tocaram juntos na mocidade, mas sei do meu potencial e estou muito feliz [...].

Mas Anna não se intimida com o desafio e sua personalidade decidida, em contraste com sua aparência relativamente frágil, chamam a atenção do Dr. Richard, ginecologista com quem ela vai se consultar ao chegar a Nova York. O lindo médico sente-se atraído por essa jovem assim que a vê, fica encantado com seu jeito, sua timidez... Dessa forma, surge uma paixão que se mostrará avassaladora.


Ao olhar para Anna Maria, sua Ann, pela primeira vez Richard soube o que era o amor. Sentiu uma emoção tão forte que quase chorou. Fez uma força imensurável para conter as lágrimas, que embaçavam sua visão. Agradeceu mentalmente a Deus por conservá-lo vivo até aquele momento. Ele sempre seria grato por aquela dádiva. Ann era tudo o que precisava, já que nada mais importava, apenas queria vê-la feliz.

Finalmente, a sorte parece sorrir para a doce Anna Maria. Porém, como nada pode ser perfeito, um acontecimento trágico passa a perturbar a vida da jovem cega: uma flautista alemã, sua colega na filarmônica, é violentada e assassinada no teatro e Anna Maria acaba sendo a única testemunha do crime. No entanto, como ela não enxerga, não tem como reconhecer o assassino, a não ser pelo cheiro, o que dificulta bastante as coisas. Para piorar, mais assassinatos ocorrem e, sabendo que Anna Maria poderia de algum modo reconhecê-lo, o serial killer decide matá-la. Agora, Richard e Ann, para que possam ficar juntos, precisam enfrentar um desafio que pode custar a vida.

Luz da Minha Vida é uma obra que poderá agradar a "gregos e troianos", já que reúne elementos para todos os gostos: um romance envolvente, toques picantes e um mistério de tirar o fôlego. E os conselhos de Zefa, suas aventuras com namorados virtuais e embates com a mãe de Anna mais carinhosamente conhecida como "cascacu" garantem o toque de humor e leveza à narrativa. Leitura recomendada. 

Publicada em: http://www.giroletra.com.br/2014/02/resenha-luz-da-minha-vida.html

0 comentários:

Postar um comentário