sábado, 20 de julho de 2013

Resenha publicada no Mix Literário

Sinopse:
 Filha de um famoso maestro falecido, Anna Maria Smith é uma violinista que viveu 19 anos na escuridão. Aos cinco anos sofreu um acidente e perdeu a visão. Por toda a vida foi protegida pelos pais e sofreu com o preconceito das pessoas, mas tudo se transforma quando se muda para Nova Iorque, para trabalhar em uma das filarmônicas mais famosas do mundo. Lá, Anna conhece o inglês Richard, um médico lindo, carinhoso e apaixonado. A partir desse amor, ela verá o mundo com outros olhos e também sofrerá com os perigos que essa cidade lhe oferecerá.



Carol: Mais uma vez a autora Glaucia Santos conseguiu me emocionar com a sua obra. O livro "Luz da minha vida" possuí uma trama marcante, com personagens com personalidades fortes e alguns deles com caráter duvidosos. 

Karini: Luz da minha vida foi um grande presente da autora Glaucia Santos, o livro conseguiu mesclar amor, comédia, suspense de uma forma fantástica, sem perder o rebolado e deixando o leitor ávido por mais a cada virada de página!
Carol: Ana Maria, ou Ann, é uma jovem de 24 anos e uma talentosa violinista, que perdeu a visão em um acidente aos 5 anos de idade e tornou-se cega. Sua família é financeiramente abastada, mas emocionalmente vazia. Seu pai era um maestro mundialmente famoso, bem mais velho que a sua mãe Eva, que tratava Ann com indiferença e os únicos momentos que dava atenção a filha era quando ela tocava. Mas não pensem que eram elogios, e sim críticas nada construtivas e repletas de amargura.

Karini: Em muitos momentos me peguei sentindo raiva da família de Ana Maria; ao mesmo tempo em que ela era super protegida por conta de sua condição, ela também sofria com a forma que seu pai, o maestro lhe tratava, sempre com cobranças que a meu ver iam além do querer tranformar sua filha em algo que vai além de boa no que diz respeito a música! Ele em muitos momentos exagerava nas críticas e eu pude sentir toda a emoção de Ana Maria e me entristecer com a falta de tato por parte de seu pai e principalmente a falta de demonstrações de afeto!

"Ele era um homem duro e sempre deixou claro que nunca quisera de verdade ter um filho, principalmente uma filha "defeituosa"". (p.28)

Carol: Sua mãe Eva, é uma mulher da alta sociedade, movida pela aparência e status, e está sempre reprimindo a filha, não deixando Ann ganhar asas, apontando sempre a sua "deficiência". Ann é mais forte do que imagina, é caridosa, amorosa, simpática. É uma personagem que faz com que o leitor fique torcendo por um final feliz para ela o tempo todo.
A salvação na criação de Ann é Zefa, uma mulher que teve uma vida sofrida, mas que soube aproveitar o melhor dela e é parte o núcleo hilário do livro. As tiradas mais engraçadas da trama saem da boca da Zefa!

Karini: Eva é uma mulher peculiar, ao mesmo tempo em que senti raiva dela diversas vezes, também senti pena! Pois é! Em vários momentos percebi que ela muitas vezes tinha receio de ser envergonhada pela condição da filha ou mesmo que Ana Maria ficasse em alguma situação da qual sofreria. Eva foi maldosa em muitos momentos, mas também senti que ela se preocupa com Ana Maria, só que de uma forma egoísta e realmente a Carol colocou algo que é indiscutível, a salvação da criação de Ann, certamente foi Zefa! Minha querida Zefa, a personagem que eu mais curti em toda essa história! Zefa é única! Hilária, "pau pra toda obra" e não tem papas na língua! Ela é uma leoa que proteja sua pupila Ann com unhas e dentes! Só o que Zefa quer é que Ann seja feliz!

"Ela teve uma vida sofrida, pois, como muitos imigrantes nordestinos, viera para São Paulo ainda adolescente em busca de uma vida melhor. Chegou a viver na rua por algum tempo e, em dado momento, teve a sorte de ser recolhida por uma instituição filantrópica, da qual a mãe fazia parte. Ali recebeu educação e treinamento, além de se alfabetizar. Com vinte anos foi escolhida por Eva para trabalhar como faxineira em sua casa. Logo depois, se encantou com Anna Maria, que era uma criança cheia de energia, cujas babás eram impacientes e por isso sempre acabava sobrando para Zefa. Muito apegada à menina, seus patrões a empregaram em tempo integral, já que não possuía uma casa e família. Assim, ela - que vivia com a ajuda da instituição e morava em uma pensão - passou a viver e a viajar com os Smiths para outros países". (p. 26)

Carol: Zefa é segura da sua sexualidade. Sente-se confortável consigo mesma e tem momentos muitos divertidos em seus encontros. 

Karini: Zefa é daqueles persnoagens inesquecíveis, que te faz dar boas risadas e também se surpreender com seu caráter ímpar! Uma mulher linda, por dentro e por fora! Com diversas características que realmente farão o leitor se encantar por ela de cara! Barraqueira como ela, doida que só.. E os encontros amorosos que ela marca pela internet são fantásticos e sempre arrancam risadas sem fim! Como na vez que ela praticamente se fantasia para ir a um encontro e ao se decepcionar com a aparência do internauta mentiroso, resolve dar uma de agente secreta e envolve outro cara que está no restaurante, simplesmente mandando ele entrar no clima dela e depois correr feito louco para salvar a própria vida! Coisas que só Zefa poderia criar em sua mente totalmente louca e hilária! kkkkkkkkkkkkk

"Um orgasmo é fundamental na relação. Se você arruma um homem muito ruim de cama, ficará difícil de levar o resto. Acredite em mim, querida, amor não é tudo. O sexo ajuda um bocado nessa hora". (p.34)

Carol: Saindo do Teatro Municipal de São Paulo, Ann foi aprovada em um teste para fazer parte da equipe sob a direção do maestro Derrier em Nova York. Então Ann, Zefa e Dinho (seu cão-guia fofo) fazem as malas e mudam para a movimentada cidade.
Um dos traços interessantes dessa obra, é que ela obriga o leitor a refletir sobre alguns aspectos diários da vida de um deficiente visual. A dificuldade de se conseguir um táxi que aceite cão-guia, por exemplo, a ida a locais como restaurantes e outras ações que consideramos comuns, não são tão fáceis para Ann. E é claro, que também é abordado o lado emocional, pois Ann sente que algumas pessoas a tratam com "pena" ou com descaso. 
Ao mudar para NY Ann precisa de um médico para uma situação inusitada. Zefa agenda uma consulta para ela e ela conhece Richard Doyle. Richard... o que falar desse homem? A autora criou o homem perfeito! Suspirei o livro todo rs
Richard já está com 30 e poucos anos, é bem sucedido na profissão e o primeiro encontro entre os dois deixa tanto Richard quanto Ann totalmente atordoados.

Karini: Ann realmente precisava sair das garras de Eva para poder alçar voo e perceber todo o seu potencial e junto com Eva e Dinho ela encontrará uma forma de viver um pouco mais livre e fará descobertas que mudarão sua vida para sempre! 
O encontro de Ann com Richard, eu costumo chamar de "amor miojo", pois de alguma forma eles se ligam desde o primeiro encontro e se apaixonam! Não tenho problemas com isso, acho que de alguma forma até invejo o amor deles, e custo a acreditar que isso possa existir na vida real, apesar de encontrar pessoas que alegam que existe!
Richard é o homem que toda mulher sonha em ter ao seu lado. Compreensivo, galante, lindo de viver, educado .. resumindo.. "tudodebom".

"Eu nasci na Inglaterra, em uma cidade ao norte chamada Yorkshire, e vim para os Estados Unidos com dez anos. Meu pai era economista e comprou algumas ações de uma empresa de pescado de Washington. Logo nos estabelecemos e eu morei em Seattle por oito anos. Mudei-me quando comecei a estudar medicina em Harvard, onde depois fiz especialização e residência em Nova York. Cinco anos depois, montei o meu próprio consultório, em sociedade com a Dr. Brennan".  (p. 62)

Zefa é quem descreve o Dr. Richard perfeitamente:

"Ele parece aquele ator... Aquele que interpreta um vigarista brilhante e charmoso - ... - na série White Collar. Qual é mesmo o nome dele? Ah, sim, lembrei! Matt Bomer. .. Como uma criatura tão tapada como você foi fisgar um gato desses, entendedor de vaginas e ainda um lord inglês?" (p. 77)

Carol: Meninas, e que Lord! Além de charmoso, gentil e apaixonado, o homem é "habilidoso". As cenas hots descritas no livro deixam as leitoras com invejinha branca da Ann. É impossível ler "Luz da minha vida" e não se apaixonar por esse homem!

Carol: O livro é romântico, mas também tem um lado mais investigativo (esse eu não vou comentar para não estragar a trama). É hot e sexy, mas sem ser vulgar. Tem a quantidade perfeita de sensualidade. A escrita da autora vicia o leitor, tornando impossível largar o livro até chegar ao último ponto. Sem dúvida é um dos meus livros favoritos em 2013.
Em relação a revisão, diagramação e layout é um trabalho primoroso. Os detalhes na numeração das páginas, a escolha da fonte, o cuidado na revisão, tudo isso acrescenta ainda mais valor a uma obra tão especial. 

Karini: Não é por eu ser amiga pessoal da autora ou sua agente literária e acessora, mas realmente minha amigaGlaucia Santos manda muito bem! 
Luz da minha vida, é uma história que  promete agradar todos os gostos, pois além do romance de tirar o fôlego, ele traz fatos do dia a dia de um deficiente e que muitas vezes nós sequer pensamos o quanto é difícil e a autora consegue nos mostrar isso a cada página lida. E também as partes engraçadas com as tiradas da Zefa pontuam uma comédia que poucos autores conseguem realmente introduzir em um romance sem que fique piegas ou até mesmo rídiculo! Eu consegui imaginar a Zefa perfeitamente na minha cabeça e já disse para a Glaucia que precisa de mais Zefa para alegrar meus dias! E eu como boa amante de livros policiais me surpreendi com a parte da trama que envolve um crime e como a autora colocou todo um suspense em cima dos personagens nos fazendo pensar em quem estava por detrás do ocorrido!
A emoção no romance entre Richard e Ann! Vou dar um gritinho.. "MeuDeus" Glaucia, você é fantástica!

Todas as palavras escritas por mim nesta resenha, não foram conversadas com a Glaucia antes, eu ajudei no processo de confecção do livro, li.. reli na parte em que a revisão estava sendo concluída pela talentosa Carla Fernanda do Sonho de Reflexão, mas sempre fui curta e direta ao falar do livro, me abstendo apenas a parte que me cabia com ideias para capa, ou alguma outra coisa a ser cobrada ou resolvida em outras categorias.. Acho que isso em muitos momentos até "brochou" minha amiga Glaucia, pois me manti neutra sobre a história, sem emitir realmente uma opinião concreta do que achei!


Hoje, junto com todos vocês ela pode ler minha opinião sincera, e espero que goste!
Tenho orgulho de ter uma amiga tão talentosa, tenho orgulho de saber que minha opinião pra ela é importante em muitos momentos e tenho orgulho de ter você na minha vida!
Obrigada pela sua amizade, obrigada por esta obra maravilhosa e obrigada por tudo que já fez e faz por mim! Te amodoro minha amiga!

"Serei a luz dos seus olhos, um clarão no meio da escuridão". (p.16)



Edição: 1
Editora: Publicação independente
ISBN: 9788591515509
Ano: 2013
Páginas: 320
Skoob: Clique aqui
Avaliação Carol5 S2
Avaliação Karini5 S2





0 comentários:

Postar um comentário