quinta-feira, 8 de março de 2012

O livro das coisas perdidas

  
 
O livro das coisas perdidas
 John Connolly
 
Era uma vez... Era uma vez...”  Quem nunca leu ou ouviu um conto com “Era uma vez...”?
Era uma vez uma linda menina, como uma capa vermelha, levando uma cesta... Era uma vez a mais bela princesa, com a pele branca como a neve, que morava com sete anões e foi envenenada pela madrasta má com uma maçã... Era uma vez... Era uma vez... Essa é a estória que vou contar. Preste a atenção! Preste a atenção! Porque nela muito aprenderá.

Era uma vez um menino bondoso e carinhoso, que perdeu a mãe muito cedo, mudou-se para uma nova casa, com o pai, a madrasta e o novo meio- irmão. Esse menino era muito infeliz e se trancava em “seu mundinho” particular para fugir da sua situação. Ele possuía uma mente muito fértil e adorava ler contos com castelos, guerreiros, fadas, reinos distantes...

Ele passou a ter um estranho dom e alguns ataques após a morte da mãe. Os livros conversavam com ele. Sim! Por mais incrível que possa parecer, ele ouvia o que eles diziam. Contavam estórias, negavam-se a aceitar que seus relatos não tinham mais valor, e o entretinham nesse momento difícil de sua vida. David, o protagonista da nossa estória, tinha estranhas visões e sonhos perturbadores, que não conseguia compreender. Nele aparecia um “Homem Torto” e assustador, que o deixava intrigado.

Seguindo a voz de sua falecida mãe, David vai parar em um reino distante, sombrio, com criaturas perigosas. Em sua jornada em busca do caminho de volta para casa, ele faz amigos leais, inimigos cruéis que o perseguem e vive as mais incríveis aventuras. Acaba descobrindo que as estórias que leu e ouviu várias vezes não eram exatamente como aprendeu.  E se a “chapeuzinho” não era uma inocente mocinha? Muito menos Branca de Neve a adorável e doce criatura dos contos? Um reino totalmente as avessas, que David precisa compreender para encontrar o que procura.

Ele precisa encontrar o rei e descobrir as respostas que estão no “Livro das coisas perdidas”. Acaba aprendendo algumas lições de vida, também sofrendo muito com tantos acontecimentos. David é observado, e tentado constantemente, por um trapaceiro, mentiroso e perigoso... “O Homem Torto”; que necessita de algo precioso, em troca de ajuda com “a resposta que busca”. Ele sabe que não deve confiar, mas ás vezes se sente tentado a fazer o “pacto”.

Ele tem grande aprendizado, desventuranças, perdas, descobertas, amigos e inimigos. Até finalmente descobrir da verdade, precisando tomar a fatídica decisão que pode mudar a sua vida. O caminho para casa está muito longe e ao mesmo tempo muito perto. David precisa agir com o coração no final dessa jornada. Quando ela termina, já não é mais um menino que acredita em contos de fadas. É praticamente um homenzinho maduro e consciente. Aprende que existem muitas versões para os contos que começam com “Era uma vez...”.

Minhas impressões sobre esse livro são as melhores possíveis. Primeiro porque a leitura é rápida, prazerosa e deixa o leitor ávido por mais. Segundo pelo fato de o autor ter construído uma estória que me lembrou alguns filmes que assisti, como “Jumanji e da História sem fim”.  Essa leitura, apesar de bem adolescente, fez com que me sentisse completamente à vontade e viajasse nesse mundo de fantasias. Foi muito fácil, mesmo que com algumas cenas bem dinâmicas, imaginar todo o cenário e os seres mitológicos descritos neles. Para quem gosta desse tipo de livro, a estória é perfeita e bem daria uma excelente produção “Hooliudiana”. Assim Harry Potter e Percy Jack, levaria multidões aos cinemas e teria uma excelente arrecadação. Disso eu tenho certeza.

O livro trás, além de uma linguagem fácil, muita dinamismo e boa construção na desmistificação de alguns contos infantis; uns de forma engraçada, que me fizeram gargalhar, outros nem tanto. O fato é que o autor soube agregar as duas coisas de forma magnífica e escreveu um conto maravilhoso.

Existe uma frase que gosto muito e que já usei algumas vezes. “Uma mentira pode parecer uma verdade, assim como uma verdade parecer uma mentira. Tudo depende de quem conta e como conta.” Essa é a frase que uso para descrever esse livro.

Esse livro está recomendadíssimo!! Ele será lançado em breve e o Mix tem o prazer de lançar a resenha em primeira mão.
 
Sinopse: Após a morte da mãe, David, de 12 anos, passa a maior parte do tempo em seu quarto tendo com os livros como companhia. Quando eles começam a sussurrar para o menino, realidade e imaginação se misturam até que, ao brincar no jardim, entra em um reino encantado, onde encontrará heróis, monstros e um rei fracassado que guarda seus segredos em um livro misterioso. John Connolly, em O Livro das Coisas Perdidas, desconstruirá fábulas conhecidas, como A Branca de Neve e os Sete Anões e João e Maria, por meio de muita imaginação e mistério. Um livro para todas as idades que virou mania quando lançado na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos
 
 

Espero que gostem!

0 comentários:

Postar um comentário