terça-feira, 20 de novembro de 2012

Despertar - Helena Andrade



Despertar 
Helena Andrade


Hoje vou começar a falar sobre um livro de forma um pouco diferente. Não tenho como fazer diferente, porque os meus sentimentos por ele são bem complexo. Então resolvi colocar muito mais sobre as minhas impressões, do que relatar sobre a história em sim.

Despertar não é um livro surpreendente. Não é um livro cheio de seres mágicos e mitológicos, como vampiros do bem ou do mau, com seus poderes lutando por poder ou vingança; lobisomens super sexies em busca de suas companheiras ou demarcando territórios, fadas fazendo super porções para salvar reinos e lutar contra os do “mau”. Esse livro está longe de ser incrível e pode criar uma dúvida sobre a minha dificuldade de escrever sobre ele. Sabe quando você lê um livro e passa dias com ele na cabeça? Por mais que tente, de uma forma ou de outra a história está lá, incrustada e você não consegue tirar dali. Pois é... Despertar é esse livro. Antes de chegar ao final, sabia que ele seria meu favorito, não por coisas fantásticas, hot (que adoro) ou porque tem um super mistério e me deixou louca. Bem pelo contrário, esse é um livro comum, mas que mexeu comigo de forma intensa durante a leitura.

A primeira coisa que me chamou atenção, foi que a autora criou personagens com características bem humanas. Elas são fortes, lutadoras, amáveis, honestas, às vezes irritantes, outras intrusas e “fofoqueiras”, desconfiadas e com muitas características reais do nosso cotidiano. São do tipo de pessoas que encontramos no trabalho, colégio ou até mesmo conversando em uma fila de padaria. A protagonista não é aquela mocinha chata, com a estima baixa que se apaixona pelo “homem do pedaço” e se sente insegura. Ela sabe o que quer, sabe que é bonita e inteligente, desafia os seus sentimentos e deixa correr; e depois ela se sente indecisa sobre a maior decisão da sua vida. Os dramas vividos pelas personagens também são reais e colocam em cheque as suas atitudes. Mesmo aquela cara que você acha supor fofo no início, tem atitudes que você vá considerar inescrupulosa em algum momento da leitura, mas depois você conseguirá se colocar no lugar da personagem e compreender as suas ações e até mesmo achar que talvez tivesse a mesma postura diante dos acontecimentos.

A segunda coisa que me chamou a atenção no livro, foi à forma como a autora narrou os sentimentos da protagonista e as descrições do que ela vê a sua volta. Como o livro é narrado em primeira pessoa, temos que tentar sentir os demais personagens com o ponto de vista da narradora. A autora soube trabalhar muito bem o aspecto da narrativa e conseguiu me fazer sofrer, sorrir, chorar e me sentir no lugar de cada um. Eu como leitora consegui vivenciar as cenas claramente e me envolver completamente na trama.

No início do meu texto eu disse que o livro não é surpreendente e realmente não é. Mas eu AMEIIII a trama. O livro tem uma narrativa deliciosa e me envolvi completamente do início ao fim. A leitura foi bem fácil, fluente e completamente envolvente. Não conseguia parar de ler. Quando me via terminando um capítulo, por mais cansada que estivesse minha mente pensava: “Só mais um capítulo... Só mais um”. E assim eu fui levando a leitura até chegar ao final. Então que dizer sobre o livro? Eu AMEI de verdade e fiquei dias pensando sobre a trama e as suas personagens. Helena Andrade foi uma bela surpresa e simplesmente já virei fã. Qualquer livro que ela lance, comprarei sem nem mesmo ler a sinopse, pois tenho certeza, depois desse, que ela seria incapaz de me decepcionar.

Bem, agora vamos falar sobre o livro. Já deixei as minhas impressões sobre ele.

Lívia é uma é uma jovem médica linda, batalhadora cheia de sonhos e recém-formada que passa em um concurso público e se muda para uma cidade pequena, quase um vilarejo, no Amazonas; para trabalhar como pediatra. Lá ela é muito bem recebida e faz muitos amigos, entre eles Rodrigo, um médico que tem o mesmo objetivo de se especializar em cirurgias.

Lívia e Rodrigo tem muito incomum, corte praticamente as mesmas coisas, dividem sonhos, mas apesar do apoio dos amigos do posto médico e dele ser lindo, educado, inteligente e se sentir super atraído por ela, acaba não rolando uma química e Lívia faz o possível para manter o relacionamento no limiar da amizade.

Como vem de família humilde e trabalhadora, que fez quase o impossível para que ela se tornasse médica, sempre se dedicou apenas aos estudos e nunca se envolveu emocionalmente com alguém com quem quisesse dividir uma vida. E apesar de Rodrigo parecer o cara perfeito para ela, a paixão que nunca foi despertada por alguém antes não acontece com ele.

Algum tempo depois de começar a trabalhar no posto, já bem famializada com as rotinas, pacientes e funcionários, Lívia faz um atendimento de emergia em um menino e seu pai parece completamente descontrolado, chegando a entrar em confronto com ela, por achá-la muito jovem para ser médica e sem qualificações para atender o seu filho. Lívia age de maneira corajosa e enfrenta o pai do menino, que fica completamente encantado com ela e sua doçura.

Mesmo após o embate estressante com aquele homem, Lívia não consegue tirá-lo de sua mente e se sente estranhamente atraída por ele. Mas resolve por um ponto final da coisa e tenta levar a vida com sua costumeira rotina. Só que dias depois Lucas aparece no posto médico com sua avó para tirar os pontos e a senhora parece encantada, e ao mesmo tempo curiosa sobre ela. Dias depois, o funcionário do posto passa mal e não há ninguém para levá-lo até em casa, assim Lívia o ajuda a chegar à fazenda onde mora. E no caminho para casa seu carro quebra, deixando-a sozinha na estrada deserta da fazenda. Inesperadamente Thomas, o pai do menino que atendeu, aparece e a ajuda de forma muito cordial. Ele se desculpa pelo ocorrido e fala um pouco sobre o filho. Nesse breve momento surge uma tensão entre os dois e Lívia fica ainda mais desconfortável.

Dias depois ocorre uma festa na cidade e lá Lívia tem um novo encontro com Thomas, que parece muito gentil e amigável. Sua mãe chega até a convidá-la para passar o final de semana na fazenda e as coisas começam a deixar Lívia ainda mais interessada nele, ao descobrir que é viúvo. Contudo Rodrigo aparece e dá a impressão de terem algum tipo de relacionamento, deixando Thomas estranhamente arredio e o afastando dela. A visita à fazenda da família de Thomas ocorre como combinado e quando ele vai buscá-la, ela deixa claro que é apenas amiga de Rodrigo, o que deixa o clima mais ameno e lugar para flerte.

Os dois começam um relacionamento depois desse fim de semana, mas Rodrigo faz de tudo para estragar a relação, causando vários conflitos entre Thomas e ele, o que deixa Lívia em uma situação desconfortável com os amigos do Hospital. Além disso, manter a relação é difícil, pois Lucas é muito pequeno e apegado ao pai, o que os impedes de estarem sempre juntos. Dosar a relação com Thomas e Lucas é algo bem difícil, e quanto mais o tempo passa, ela se sente apegada aos dois e indecisa sobre ir para o exterior fazer a sua especialização ou permanecer ao lado de Thomas e formar uma família.

Gostaria de falar mais sobre todas as personagens, pois todas elas me cativaram bastante. O problema é que o texto ficou bem grande, do tamanho da minha empolgação rsrs. Mas posso dizer que o livro e suas personagens são lindos e marcantes. Amei demais Lívia, Thomas e Lucas, e mesmo Rodrigo com suas atitudes conseguiu me conquistar. Então só posso afirmar que AMEI o livro e para ele darei 5 estrelas e um coração de favorito. Helena Andrade simplesmente arrasou em uma história simples, com pessoas normais, situações palpáveis e um amor lindo capaz de gestos generosos, que deixou meu coração cheio de emoção. AMEEEIII!

Bjs no core

0 comentários:

Postar um comentário