terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sol em minha noite - Faah Bastos



Sol em minha noite
Faah Bastos


Helena é uma adolescente que vive no limite do sofrimento após o falecimento do pai. Ela não vê mais motivos para viver, tudo parece ter perdido o sentido e isso a deixa em um sofrimento exacerbado. Sua mente está em estado de caos e não sabe o que é sonho ou realidade. Só percebe o que se passa depois de algum tempo, tentando encontrar conexões entre a realidade e o estado torpe de sua mente. Quando se da conta dos acontecimentos, percebe que quase tirou a própria vida, ao atirar-se em um rio.

Ela recorda-se de um “anjo salvador”, mas não tem certeza que era sonho ou realidade, até que essa pessoa vai até sua casa. Como ainda está muito mal, a única coisa que consegue desse “anjo” é a voz. Aquilo a deixa em um estado maior de confusão e inquietação.

A volta para a escola não é fácil e ela se sente muito insegura, apesar do apoio dos amigos Daniel, Emilie e Pedro. As pessoas a observam o tempo inteiro e questionam o que realmente ocorreu. Só quem sabe que ela se atirou no rio é seu “anjo” e ela não sabe quem ele é, apesar de procurar pela voz.

Quando Rafael aparece, parece um milagre. Ele é lindo, educado, carinhoso e super preocupado com ela. Helena não entende como uma pessoa como Rafael, que tinha tudo para ser popular e conseguir qualquer garota, pudesse se aproximar justamente dela. O seu sofrimento é tanto, que só enxergar isso. Ela fica alheia a sua beleza e inteligência. Mas milagrosamente Rafa parece querer estar perto dela, protegendo-a, cuidando e confortando nesse momento tão delicado.

Mas Helena agora se vê em uma situação muito difícil. Ela tem uma estima muito grande pelo amigo Daniel, que é apaixonado por ela e com quem já ficou algumas vezes. Ele e Rafael não se suportam e a disputam abertamente. Rafa adora provocar o amigo. Se isso já não fosse ruim, ainda existe Orfeu, seu correspondente e confidente, por quem sente um amor quase espiritual.

Agora a nossa protagonista está não só sofrendo muito pela perda do pai, mas também dividida e confusa nesse conflito adolescente. Ela está completamente apaixonada por Rafael, que é seu “anjo”, mas a relação dele com Daniel é tensa e acaba afastando-a dos amigos. Ela percebe as provocações e algo nessa rivalidade que não consegue compreender. Fora isso ainda sofre por não saber como responder a Orfeu, a quem ama; mas é um amor diferente. Orfeu foi o seu porto seguro no momento mais complicado da vida e se corresponder com ele a ajudou de certa forma. Mas lidar com os sentimentos por Rafael e Orfeu, além das crises de Daniel, está além de suas forças.

A trama central acaba girando em torno desse “quadrilátero” amoroso. A cabeça de Helena é um caos e ela só sofre. Tudo é muito complicado e a escrita da autora só faz o leitor sofrer muito com a personagem. Para complicar existe a dúvida, pois Rafael é um lindo e fofo, mas Daniel também é um bonzinho. Em determinado momento me vi querendo tomar partido dos dois. Fiquei como um peru bêbado correndo de um lado para o outro. Orfeu só complicou ainda mais meus sentimentos e deixou a trama mais interessante. Porque em determinado momento ele passou a ser o “X” da questão. Saber a identidade de Orfeu deixou a trama mais excitante e quando descobrir... Eu comecei a dançar e gritar como louca no meu quarto. Foi uma cena realmente tenebrosa, mas estava tão... Tão exercitada que não consegui conter os gritos e a dancinha da vitória. Ainda bem que meu marido estava dormindo, caso contrários me chamaria de louca... Amo desvendar os mistérios.

Tenho que destacar a amizade Emile e Helena. Sua amiga é daquelas que guardamos para a vida toda e está sempre apoiando, quando necessita, e dizendo algo duro se for necessário. Ela sabe como a relação com Daniel está tensa, mas Helena é sua prioridade número um.
Emile é um pouco confusa e volúvel. Ela sente-se atraída por Pedro, mas não da o braço a torcer. Anda sempre querendo caras mais velhos e experientes. Mesmo com esse lado doidinho, é uma super amiga. A relação dela com Rafa chega ser hilária, trocando apelidos bem “carinhosos”. rsrs

Outra coisa que tenho que destacar é a escrita intensa da autora. Ela usa de muitas metáforas e paradoxos para expressar os sentimentos da protagonista. A escrita, algumas vezes, é quase poética. Eu tive que ficar muita atenta em alguns momentos para distinguir o que era sonho, realidade ou delírio de Helena. Essa escrita intensa me fez derramar RIOS de lágrimas. Quase sequei a menina dos meus olhos. Chorei de soluçar no final do livro. Fui dormir magoada e trabalhei dois dias chorosa, por causa dele. Eu sofri tanto, mas tanto... É difícil de explicar. Só uma pessoa sentimental, assim como eu, pode entender como se sofre desse jeito com um livro.

O que gostei muito foi da relação de Helena com Rafa. Ele é MUITO fofo. Rafa é apaixonante, mesmo quando irrita. Nossa, eu me derretia com ele. Suspirei muito e apesar de gosta de Daniel, acabei tomando meu partido de tão apaixonada que fiquei. Acho que chorei mais por ele do que por Helena. Fofo demais! Já disse que amo livros fofos, então me perdoem a empolgação, mas queria muito Rafa para mim, mesmo com todos os defeitos e o jeito de Bad Boy marrento. LINDUUU!!

O livro é muito dramático e leva o leitor ao extremo dos sentimentos. Helena, muitas às vezes, foi até chata e me levou as lágrimas com ela. Se você gosta desse tipo de leitura, ele está SUPER recomendado. Tenho certeza que não vai se arrepender de embarcar nessa. Para ele eu dou 5 estrelinhas.

0 comentários:

Postar um comentário