segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Resenha de Para Sempre


Para sempre

Autor(a): Glaucia Santos
Editora: Baraúna
Páginas: 323
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5
*Livro cedido pela autora para resenha




Sinopse: Elizabeth e Justin se conheceram quando crianças. Foram melhores amigos e juntos descobriram o significado do amor e da paixão. Após um afastamento de dez anos, eles se reencontram e podem então viver esses sentimentos tão irresistíveis, lutando contra dificuldades, dramas e conflitos familiares. Mas a vida não é feita apenas de lutas; e com muita fé eles descobrem que o verdadeiro amor é capaz de transpor todos os obstáculos, valorizando cada pequeno gesto e momento, e que tudo vale a pena quando se tem a capacidade de amar e perdoar.

Resenha: Justin Stone e Elizabeth Marbrook se conheceram quando ambos tinham cinco anos, no momento em que Justin encontrou uma Elizabeth chorando na frente da nova casa dela. Ao questionar a garota sobre o porquê dela estar chorando, Lizzy disse estar com fome, então Justin a levou para jantar com ele naquela noite.

"Justin me salvou de todas as formas que uma pessoa pode ser salva."

Desde esse dia, as duas crianças não se desgrudaram mais. Iam e voltavam da escola juntos, e depois ficavam na casa de Justin brincando, pois Lizzy fazia de tudo para não ficar em casa sozinha com seu pai bêbado e evitar de ver sua mãe apanhar dia e noite.

Os pais de Justin sempre trataram Elizabeth como uma filha, até o dia em que, com seus doze anos, Lizzy e Justin foram pegos se beijando. Depois desse dia, a vida dos dois nunca mais foi a mesma. Eles continuavam se vendo e sempre juntos, é claro, mas nunca sozinhos. Sempre alguém estava vigiando-os.

Como se isso tudo já não fosse ruim o bastante para os dois, os pais de Justin, os Stones, resolveram se mudar, pois o Sr. Stone não queria que o namorico dos dois adolescentes atrapalhasse o futuro que ele planejava para Justin.

"Doía tanto dizer adeus. Acho que foi a coisa mais difícil que já fiz na minha vida."

Lizzy ficou por meses ansiosa, esperando cartas de Justin, cartas estas que nunca chegaram. Então com o tempo eles acabam perdendo o contato. Lizzy e sua mãe acabaram fugindo de seu pai, por causa de coisas terríveis, e até então não sabemos do paradeiro de Justin, até que um dia, depois de exatos dez anos sem se ver...

O livro é narrado intercalando o passado e o presente. Justin, no atual momento, está com sérios problemas de saúde e Lizzy está cuidando dele, enquanto lembra e lê para Justin todo o passado dos dois, e é através dessas lembranças e leituras que ficamos sabendo tudo o que os dois passaram até o atual momento. Senti uma semelhança com o livro "Diário de uma paixão", mas não posso afirmar nada, pois faz tempo que li a obra e não lembro quase nada.

O final é um final óbvio, necessário e verdadeiro (digo verdadeiro porque não é aquele final "e viveram felizes para sempre"), mas ainda assim é triste, pois passei o livro inteiro com esperanças de que fosse diferente, de que isso não acontecesse, mas aconteceu...

"Sei que o nosso tempo está acabando. Mesmo assim continuo acreditando em um milagre."

Assim como o outro livro da autora já resenhado aqui, "Vento no litoral", você pode pensar que "Para sempre" é apenas mais romancezinho bobo e sem graça, mas não é, pode acreditar. Talvez até seja, mas a Glaucia tem uma escrita e uma criatividade que nos leva para outro lugar, fazendo-nos pensar nesses romances como livros diferentes, entendem? Não sei explicar, só lendo para vocês me entenderem. A forma como ela descreve os personagens, as cenas, os lugares, é tudo tão diferente... Simplesmente leiam todos os livros dessa mulher, gente! Ela é a versão feminina do Nicholas Sparks, juro!

"Você tem que amar, perdoar e ser perdoado quando ainda há vida. E o mais importante: não deixar o orgulho, o ressentimento e as crises familiares impedirem de fazer isso. Um dia, seus pais e irmãos não estarão mais lá e o arrependimento vai lhe acompanhar pelo resto da vida."

0 comentários:

Postar um comentário