segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Resenha de Para sempre no blog MARSHMALLOW COM CAFÉ


Publicação independente, 2015, 358 páginas, SKOOB
“Os anos haviam passado... e as lembranças eram apenas flashes remotos em minha mente. Algumas vezes muito vívidas e outras apenas lembranças passageiras de um bom tempo. Às vezes eu acordava sonhando e sorria com as lembranças.”


Esse livro nos conta a história de Elisabeth (Lizzy) e Justin, um casal de idosos que se conhecem- e se amam- desde a infância. No início era amor de amigos, mas o tempo foi passando e a cumplicidade contribuiu para que esse sentimento fosse mudando e se moldando aos poucos.


Em 1985, a pequena Lizzie Marbrook se mudou com a família para Chilton-Carolina do Sul, com apenas 5 anos de idade. O livro começa com a pequena Lizzy, assim que se estabeleceu em sua nova casa, chorando de fome na varanda de casa, enquanto espera que sua mãe volte logo com a comida que fora comprar e ao mesmo tempo torce para que seu pai, que dormia alcoolizado no sofá, não acordasse. Foi nesse momento de solidão e medo que ela conheceu seu novo vizinho, o menino Justin Stone.

“ - Menina, por que chora? – Eu não soube muito bem o que dizer. Afinal, eu nem o conhecia e me senti tímida diante dele. – Não precisa ter medo de mim
- Mamãe diz para ter medo de estranhos.
- Mas eu não sou estranho, sou Justin Stone- Ele me estendeu a mãozinha arredondada.
Por um instante hesitei, mas, depois de vê-lo tão solícito, acabei cedendo e dei a mão para ele.
- Me chamo Elisabeth Marbrook, mas mamãe me chama de Lizzy- disse, fitando seu olhar. “

Ah gente, que livro, viu! Eu lia e a cada capítulo novo meus olhos se enchiam de lágrimas. A história é contada em vários tempos e a narrativa acontece da seguinte forma: Elisabeth, já idosa, nos conta história, enquanto relembra suas memórias com o marido que já muito adoentado pediu aos médicos para que ele pudesse passar seus últimos momentos de vida em casa, no aconchego de seu lar, em companhia de sua família.
A história tem uma narrativa bem previsível, mas isso não influenciou em nada a docilidade dos acontecimentos narrados. Para mim a maior mensagem que ele deixou foi que é necessário ter fé. Foi com Justin que Lizzy aprendeu o que essa palavra significava, e foi esse sentimento que a sustentou nos momentos mais difíceis que eles passaram.
Comprei esse livro na loja kindle há quase um ano, e desde então ele tava parado aqui. Um dia voltando da faculdade eu li a nota da autora e achei bem interessante, mas só peguei para ler agora e valeu MUITO a pena!

Vocês perceberam que eu tô numa vibe nacional agora? É o terceiro que eu leio em seguida e estou simplesmente amando conhecer o trabalho de nossos conterrâneos e valorizar a nossa literatura. E vocês, leem muito livro nacional? Conheciam o trabalho dessa autora?
Bom, por hoje é só! Bom finzinho de feriado e até semana que vem! Beijocas!

Publicada em: http://www.marshmallowcomcafe.com.br/2018/02/resenha-para-sempre-glaucia-santos.html?showComment=1535387610111#c3837174848165926756

0 comentários:

Postar um comentário