sábado, 21 de janeiro de 2012

Um dia





Um dia
David Nicholls

Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley.

Eu nem sei como começar a falar sobre esse livro. Então irei direto ao ponto, OK? Esse livro é simplesmente EXCEPCIONAL. Fiquei pensando em várias formas para começar essa resenha, então decidi ir direto ao ponto. Ele é maravilhoso, surpreendente e faz o leitor pensar do início ao fim. Ouso dizer, pois é a minha opinião sincera, que o David simplesmente superou o Nicholas Sparks em todos os livros dele que já li. Alguém pode vir e me contestar. Eu até aceito isso. Mas nenhum outro livro me fez parar para pensar tanto como esse. Foi um verdadeiro choque de realidade do início ao fim. Ainda agora eu me pergunto: “O que estou fazendo da minha vida?” Entretanto, como tenho que ser sincera, devo adverti-los que esse não é o livro ideal para os “fominhas por leitura”. Ai você me pergunta: “Mas por que, Glau?” Eu te respondo: “Esse é o tipo de livro que você não consegue ler rápido. Simplesmente a coisa não rola”.

Primeiro motivo é o fato do autor ser muito detalhista e em cada capítulo abordar tantas coisas, muito minuciosamente, que o leitor precisa que com muita calma. Muitos deles - músicas, citações, autores e locais - descritos no livro eu se quer conhecia. É uma leitura abordada de forma muito inteligente e com certo humor.

O segundo ponto é o fato do livro fazer o leitor pensar demais. Às vezes eu lia um pedaço de um capítulo e tinha que parar para dar uma aliviada e vários pensamentos surgia. Isso ocorreu praticamente o livro inteiro. Então, para quem gosta de devorar, devo dizer que isso é um desafio. AHHHHH! Eu mesma quando o olhei pensei: “Ops! Em dois dias eu mato esse livro”. E não foi bem assim... Foram quatro noites e cinco manhãs lendo de pouco a pouco. Ontem foi a noite mais crucial, porque eu desligava a luz para dormir e tempo depois ligava para voltar a ler. Fui levando assim até dez minutos para 01:00 hs.

Bem, quem diria que uma transa poderia levar a uma grande amizade? Uma noite, um dia e uma conversa, digamos para lá de chata, levou dois jovens, no último dia na universidade a se tornarem grandes amigos. Essa amizade perdurou durante anos e em cada capitulo, o autor conta o que acontecia com eles no aniversário daquele encontro. Muitos altos de baixo, Emma inicialmente vivendo a vida de forma triste, sem perspectivas e tentando encontrar um rumo, já Dex vivendo a sua como se ela fosse uma festa: bebidas, drogas, mulheres, viagens e diversões.

Em certos momentos eu consegui me identificar com Emma e até ser um pouco condescendente com a sua situação. Já com Dex eu fiquei bem chateada, para dizer a verdade, porque ele vivia a vida como se estivesse a passeio e magoou pessoas.

O autor narra os altos e baixos de cada um no mesmo período, as cartas, encontros e desencontros , fazendo o leitor torcer, de certa forma para a vida seguir um curso legal para ambos. Os diálogos e as cartas foram engraçados e de certa forma conturbadas, cheia de humor sardônico. Ambos muito inteligentes e defendendo o seu pensamento e modo de vida. Algumas vezes houve ruptura e os dois se afastaram. Eu confesso que foram partes que me deixaram muito triste. Fiquei até deprimida, devo confessar.

Enquanto Emma tentava encontrar o seu rumo e crescer, não só como mulher e pessoa, mas também na vida profissional, correndo atrás dos sonhos; Dex regredia ano após anos, afastando as pessoas, tornando-se uma pessoa antipática, solitária e de certa forma odiava. Tudo parecia ocorrer em sentido contrário entre eles, até que chegou a um ponto em que nem Emma o suportava mais.

Eu não posso contar mais sobre o livro, além disso. Só que posso dizer que foram quase vinte anos para que os dois finalmente se descobrissem de outra forma. Não por culpa de Emma, que sempre foi o ponto de apoio dele, mas por suas atitudes inconseqüentes e egoístas.



Dito isso, tenho certeza que esse é o livro que todos deveriam ler. Uma verdadeira lição de vida, que faz o leitor pensar sobre as suas próprias decisões. Hoje estou fazendo uma reflexão sobre a minha própria vida e de uma coisa tenho certeza, não quero que continue como está. Simplesmente não posso viver de forma passiva. Preciso correr atrás dos meus sonhos e ser objetiva nisso. Não estou à vida a passeio e não posso vê-la como se fosse um telespectador em um reality show. Essa foi à lição principal, entre muitas outras, que aprendi com esse autor.

Se você ainda não comprou o livro, mesmo que não faça o seu gênero, acho que realmente deveria comprá-lo.

Espero que realmente gostem do que vão ler e tentem extrair o que há de bom, deixando para trás o que não agrega.

Segue o trailer do filme:



Eu já assisti ao filme duas vezes e a estória não sai da minha cabeça. Sinceramente foi algo que me tocou muito.

Espero que gostem

bjus no core

0 comentários:

Postar um comentário